segunda-feira, 26 de março de 2012


Jovem de Futuro


Foi lançado nesta quarta-feira (21), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Projeto Jovem de Futuro (PJF). A iniciativa é uma parceira entre Governo do Estado, Ministério da Educação, Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal e Instituto Unibanco. Serão investidos R$ 11 milhões, beneficiando quase 700 mil estudantes. O objetivo do Projeto é mudar a face da educação no Pará com a implantação de um plano de gestão abrangente e de estratégias articuladas nas escolas públicas de Ensino Médio no Estado.


O Projeto Jovem de Futuro integra o Programa Mais Saber do Governo do Estado, que está investindo na redução da evasão escolar; na redução da defasagem idade-série e no reforço das disciplinas de Português e Matemática, além da formação dos professores. A metodologia do PJF foi testada em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os resultados foram surpreendentes. As notas nas disciplinas de Português e Matemática chegaram a aumentar entre 10% e 25%, respectivamente. O Projeto começa no Pará em 141 escolas, são 85 instituições do interior e 56 da Região Metropolitana de Belém, que terão três anos para apresentarem os primeiros resultados.


O governador Simão Jatene afirmou que o projeto faz parte de um conjunto de ações do Estado que só terão sucesso com o envolvimento de diretores, professores e alunos. "Terminar com a desigualdade é um desafio coletivo da sociedade e a educação constrói os elementos para combater esta desigualdade. Aposto muito no PJF, pois sei que coisas boas contagiam, e que começaremos com 141 escolas, mas alcançaremos todas”.


O projeto é focado em resultados. O primeiro desafio é melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática, o próximo é aumentar os índices do Pará no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta é que o crescimento seja de 25 e 5 pontos, respectivamente. As experiências do Instituto Unibanco em Minas e Rio Grande do Sul garantem que é possível. “O Jovem de Futuro é um instrumento poderoso, no entanto os protagonistas deste processo são os gestores da Secretaria de Educação, da escola e os alunos”.


“A escola pública é capaz”. A frase de Wanda Hengel, presidente do Instituto Unibanco, direcionada aos alunos, gestores e professores presentes no evento resume a expectativa do projeto. Ela se refere à redução de desigualdades, uma das metas do PJF. “Reduzir a desigualdade educacional entre a escola pública e a escola particular, reduzir a desigualdade entre alunos que têm maior e menor facilidade de aprendizado, reduzir as desigualdades de oportunidades para estes jovens através da educação de qualidade, é a grande virada na história de vida destes alunos”.


Oportunidades perdidas, essa é uma preocupação constante de Wanda. “Hoje o Estado do Pará é um dos que mais cresce no Brasil. Novos postos de trabalho são criados diariamente e não estão sendo preenchidos por falta de mão de obra qualificada. Este ciclo tem que ser quebrado, proporcionando a todos os jovens a conclusão do ensino médio”.

Mais Saber

O Programa Mais Saber, coordenado pela Seduc, está dividido em cinco sub-programas, destinados à recuperação e revitalização da rede física escolar, implantação do sistema de tempo integral nas escolas, melhoria do ensino médio (por meio de parcerias com fundações), aceleração da aprendizagem para combater a defasagem escolar e o atraso dos alunos nas séries regulares, além da premiação de servidores e alunos que se destacam na comunidade estudantil. Neste ano, só na recuperação e restauro de pelo menos 150 escolas, o Estado investirá R$ 100 milhões. A expectativa é que, nos próximos três anos, 600 unidades da rede estadual de ensino sejam reestruturadas pelo programa.


Texto: Julia Garcia - Secom
Fotos: Advaldo Nobre
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque
Foto Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário